As botas em PVC estão presentes em muitos ambientes de trabalho, pois é sempre bom tê-las por perto para o caso de alguma necessidade. Inevitavelmente veremos alguém utilizar essas botas e notar o quão preciosas elas podem ser para aqueles momentos que se exigem seu uso.
Hoje vamos falar da bota em PVC conhecendo suas utilidades e benefícios!
O que é PVC
PVC é um material composto de policloreto de polivinila (daí a sigla PVC), sendo que tem como materiais de composição o cloro (57%) e eteno (43%) que é originado do petróleo. Você poderá encontrar dois tipos de PVC, rígido e flexível (que é utilizado na confecção de botas). Interessante notar que o PVC é o único material plástico que não é totalmente derivado do petróleo.
Por isso o PVC é tão importante para a indústria, pois, esse material é imprescindível para diversas aplicações industriais. A fabricação desse material é no mínimo interessante e em resumo se baseia num processo de transmutação entre o MVC (monocloreto de vinila) e o PVC.
Bota em PVC nas indústrias
Uma das principais atividades para o qual são indicadas as botas em PVC é na indústria. Você pode enxergar isso em algumas matérias de repórter na TV, onde sempre aparecem trabalhadores funcionários de uma fábrica equipados com botas desse material.
Dentro da indústria, as botas em PVC são indicadas para abatedouros, processamento alimentício, frigoríficos e granjas, indústrias de materiais de limpeza e etc.
É importante salientar a importância do uso dessas botas para estes trabalhadores, pois assim eles terão proteção nos seus pés contra a umidade e também aos vários agentes corrosivos e produtos químicos que são comuns na indústria.
Bota em PVC nos alagamentos
Assim como demos o exemplo das reportagens na TV apresentarem vários trabalhadores de diversas áreas da indústria e outros setores utilizando bota em PVC, existem também agentes públicos como os bombeiros que podem utilizar essas botas em atividades específicas, como um resgate em áreas de alagamentos, por exemplo.
No Brasil, graças às políticas públicas ineficazes de moradia aliado a políticos que só visam o interesse pessoal, é comum todas as semanas bairros e até cidades sofrerem alagamentos.
As botas em PVC servem para esse momento porque além delas serem impermeáveis, elas possuem construção com material antiderrapante na sua sola, evitando que a pessoa escorregue e sofra quedas.
Como conservar e limpar sua bota em PVC?
As botas em PVC, assim como qualquer outro equipamento de segurança, precisam de cuidados de manutenção para que possam ter um tempo maior de sobrevida. Por isso é imprescindível que você sempre faça a higienização da sua bota PVC logo após utilizá-las, fazendo uma limpeza externa e interna com água e sabão e detergente.
Depois de lavar suas botas, evite secá-las em fontes de calor intenso, como a luz do sol (isso pode endurecer o material da bota). O ideal é que sua bota possa secar em temperatura ambiente na sombra.
É importante salientar ainda que, caso sua bota sofra algum tipo de perfuração na sola ou na parte superior, deverá descartá-la. Mas como o PVC é um material reciclável você deve fazer o descarte da maneira correta.