Você está visualizando atualmente Cidade Acessível em Pauta: Veja se vale a pena adotar aplicativos de transporte público para a população urbana!

No Brasil, milhares de pessoas precisam utilizar diariamente os serviços de transportes públicos. Para facilitar nessa rotina diária, alguns aplicativos foram desenvolvidos. Esses apps ajudam os passageiros a observarem em tempo real a localização do transporte, entre outras coisas.

Algumas gestões municipais estudam a possibilidade de adotar aplicativos de mobilidade urbana para a população, mas será que vale a pena? Quais são os melhores aplicativos de transportes urbanos? Quais benefícios eles oferecem à população?

Neste artigo você vai descobrir as respostas a essas perguntas.

Aplicativos de transporte público

Os aplicativos de transportes públicos são ferramentas importantes de trabalho, para quem depende desse tipo de transporte. Eles podem indicar em tempo real a localização do ônibus, o tempo de espera, se está ou não atrasado e muito mais.

Esses aplicativos já são usados por muitos cidadãos brasileiros diariamente, mas não é algo que o município ou o estado promova. Alguns apps oferecem outros recursos, porém, para quem é assinante.

Vale a pena adotar esses apps para a população urbana?

A gestão estadual ou municipal que resolver promover algum aplicativo de mobilidade urbana para a população, vai estar fazendo um excelente trabalho. Vale muito a pena promover esse tipo de recurso para a população em geral, pois isso vai contribuir para uma maior satisfação do público, além de ajudar a melhorar o trânsito.

Com o aplicativo informando os horários e rotas que os transportes fazem, menos pessoas vão sentir a necessidade de utilizar seu automóvel para se locomover, contribuindo para um trânsito mais livre, especialmente em grandes centros urbanos.

Quais os benefícios que esses apps oferecem à população?

Os benefícios que os aplicativos de transportes urbanos podem oferecer à população são muitos. Eles além de contribuir para um trânsito mais livre, também ajudam a população a não se atrasar para seus compromissos.

Sem falar na praticidade e facilidade de utilizar uma ferramenta em seus dispositivos eletrônicos, que em alguns casos, funcionam até mesmo sem a necessidade de internet.

Quais os melhores aplicativos de transporte público?

Há muitos aplicativos de mobilidade urbana e outros estão em desenvolvimento. Porém, atualmente, há aqueles que podemos dizer que são os melhores, ou seja, entregam as informações completas. Confira dois deles:

Moovit

Considerado o melhor Aplicativo de Ônibus em Tempo Real, a Moovit é nosso primeiro indicado. Esse app é indispensável para muitos, pois ele indica em tempo real a rota do ônibus que você precisa pegar, horários, linhas de ônibus e de metrô, entre outros.

É um aplicativo disponível para aparelhos com sistemas iOS e Android e pode ser utilizado em qualquer região do Brasil.

Google Maps

O Google Maps é outro aplicativo gratuito que pode ser usado para consultar os horários que os ônibus passam no ponto, rotas, linhas, atrasos, entre outros. Além disso, quando o coletivo atrasa, esse aplicativo dá outras sugestões para o usuário.

Outro recurso desse app é que ele também oferece dicas de mobilidade para aqueles que, por algum motivo, não podem utilizar os ônibus, sempre indicando o menor trajeto e o menor tempo possível.