Dentro do contexto de uma cidade, existem pessoas de várias idades, que devem ser bem atendidas em termos de qualidade de vida e acessibilidade, por exemplo.
Portanto, a população idosa se caracteriza como essencial em relação aos cuidados necessários e também a manutenção de casas municipais de acolhimento.
Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de demonstrar as obrigações da prefeitura quando falamos de terceira idade. Não deixe de conferir!
Garantindo um Ambiente Seguro e Confortável
É muito importante ressaltar, antes de qualquer coisa, que muitos asilos são de responsabilidade da prefeitura. Nesse sentido, é necessário, primeiramente, garantir um ambiente seguro aos idosos residentes, que possua recursos como:
- Infraestrutura;
- Sistemas de segurança;
- Limpeza constante;
- Profissionais de medicina capacitados;
- Profissionais de enfermagem capacitados;
- Lazer.
Oferecendo Assistência Médica Adequada
Os asilos municipais, conforme mencionado anteriormente, devem contar com o recurso de uma equipe bem capacitada, que saiba cuidar de idosos, conheça as melhores técnicas e faça tudo de maneira humanizada.
Vale salientar que os profissionais devem realizar plantões, a fim de que estejam presentes em todas as horas do dia. O acesso a medicamentos de qualidade, na dose certa, também precisa ser amplificado.
Promovendo Atividades de Lazer e Integração
O lazer é parte fundamental da vida, não há como desfrutar de bons momentos sem esse elemento. É isso que promove a socialização e estimula o bem-estar.
Tudo isso, fortalece a saúde mental, que é de extrema relevância nessa etapa da vida. A prefeitura precisa oferecer seu apoio a projetos ou programas de recreação para idosos, já que estes promovem inúmeras atividades inovadoras que impedem o sedentarismo e estimulam a mente.
Monitorando e Regulamentando a Qualidade dos Cuidados
A prefeitura também deve realizar a regulamentação e monitoramento dos cuidados com os idosos, a fim de evitar situações perigosas ou mesmo de insalubridade.
Nesse sentido, é necessário tomar ações como:
- Inspeções corriqueiras;
- Avaliações dos profissionais e da infraestrutura;
- Disponibilização de especialistas em manutenções físicas dos locais;
- Fornecimento e reposição de todos os materiais necessários.
Garantindo a Adequação Orçamentária
Em relação ao fornecimento, reposição de materiais e avaliação constante de desempenho, é preciso considerar o orçamento destinado a essas finalidades. Afinal, se a prefeitura não fizer um bom trabalho de gestão financeira, os asilos podem ficar prejudicados, principalmente, por falta de recursos.
Isso acaba gerando crises de insalubridade no local, o que pode gerar inúmeros processos e ações judiciais. Nesse sentido, é preciso alocar o dinheiro necessário para promover um espaço realmente qualificado, oferecendo um ambiente completo aos idosos.
Conclusão
A população idosa contribuiu a vida toda para a manutenção das cidades, através dos impostos pagos ao longo do tempo. Isso, por si só, já demonstra um pouco da importância de seus direitos.
Ainda assim, o mais relevante é lembrar que estamos falando de uma etapa onde tudo fica mais frágil biologicamente e é necessário obter cuidados específicos, a fim de garantir a longevidade.
Portanto, são os órgãos governamentais os responsáveis por promover bem-estar de maneira eficaz, oferecendo desde o melhor colchão para a coluna, até a estrutura para alimentação e lazer.