No momento, você está visualizando Quer investir em imóveis, mas não sabe por onde começar? Vejas as dicas!

Quer investir em imóveis, mas não sabe por onde começar? Vejas as dicas!

O investimento em imóveis esteve em baixa nos últimos anos, devido a crise econômica que paralisou o setor da construção civil, deixando milhares de imóveis prontos e sem cliente.

Resultado: preços em queda, mas sem chance remota de fazer lucro investindo em imóveis por falta de compradores. Com o reaquecimento – ainda lento mas constante – da economia e as quedas constantes da Selic, este tipo de investimento volta a ser interessante.

Se você quer investir em imóveis, mas não sabe por onde começar, vejas as dicas. Elas podem te ajudar a decidir pela melhor opção.

Dicas para investir em imóveis e ter sucesso

Esteja sempre muito bem informado sobre o setor

Investir com sucesso em imóveis exige mais do que comprar por um ótimo preço imaginando vender por um preço melhor ainda e ganhar muito.

É preciso acompanhar diariamente (ou quase) todas a tendências do setor, os movimentos da região onde você quer investir, se existem fatos antigos e novos que podem valorizar ou desvalorizar os imóveis, as exigências municipais.

E claro, monitore os preços para chegar em um ponto de compra e venda ótimo, ou de compra com expectativa futura positiva.

Seja diferenciado

Sim, existe concorrência nesta sua atividade. É importante você pensar no que pode ser oferecido como diferencial. Pagar todas as despesas de compra, por exemplo. Oferecer uma cozinha ou um quarto planejado. Enfim, as opções são muitas, basta você calcular bem o que pode ser feito.

Se nada for possível, fique com o pacote básico que nunca falha: rapidez nas respostas, atendimento simpático, nenhuma pressa e honestidade com todas as informações, além de compromisso com as burocracias da venda.

Não restrinja a sua ação

Você pode encontrar ótimas oportunidades na cidade do lado. Ou em galpões invés de apartamentos. Se especializar pode fazer perder chances em outro nicho. Você está investindo, então o que importa são as transações que tragam lucros para você.

01 – Investir em imóveis: na planta

Imóveis na planta custam em média 40% menos do que imóveis prontos. As condições de pagamento costumam ser muito boas para prender os clientes pela espera da obra. São belos argumentos para apostar neles.

Investir em imóveis na planta é uma opção muito boa para quem está começando; ao final da obra, você pode alugar ou vender um imóvel novinho. Mas alguns cuidados são essenciais:

  • Fiscalize a obra como um futuro morador, do começo ao fim, questionando problemas, qualidade de material, atrasos.
  • Pesquise a idoneidade da construtora, o que entregou, se atrasou, se tem processos na justiça.

02 – Investir em imóveis: leilões

Sim, os leilões são operações complicadas e a maioria dos imóveis está ainda ocupada e será você a buscar a saída das pessoas. E ainda rezar pelo estado do imóvel.

Mas se você tiver tempo e paciência, pode pegar o edital e visitar os que mais interessar, mesmo de longe, para conhecer a região, vizinhança, comércio, itens que podem melhorar ou piorar a situação.

É uma compra de risco? Sim. Mas o preço de compra pode compensar. Avalie com cuidado e com esperança.

03 – Investir em imóveis: comprar para alugar

Esta opção tem como grande vantagem o leque de opções para ganhar dinheiro: apartamentos, casas, galpões, salas comerciais, casas de veraneio e lojas comerciais.

O mais importante é estudar as regiões e encontrar pontos de valorização para cobrar o preço de mercado do aluguel. E claro, associar-se a uma administradora idônea para a cobrança – não vale a pena tratar disso diretamente.

04 – Investir em imóveis: consórcio

Aqui você tem duas opções muito interessantes:

  1. Comprar cotas de consórcio para investir nas compras futuramente. As condições de parcela e prazo são muito boas e você pode comprar o imóvel que desejar com a carta de crédito. Portanto, pode comprar num preço ótimo e vender logo em seguida, quitando as parcelas que faltarem, como num financiamento imobiliário.
  2. Comprar uma carta de crédito contemplada imóvel. É uma boa ideia para quem está começando e não tem dinheiro para investir.

Deixe um comentário