Você está visualizando atualmente Tecnologia Urbana: Como são feitos os serviços de caça vazamentos nas ruas das cidades?

As grandes cidades do Brasil precisam de constantes manutenções para que possam atender as necessidades de tantas pessoas que transitam diariamente. Uma dessas manutenções são os consertos de vazamentos que geralmente surgem em algum ponto da cidade, especialmente onde há maior movimentação de pessoas.

Esses vazamentos podem oferecer risco à saúde da população se não forem resolvidos rapidamente, além de outros transtornos. Neste artigo, você vai ver como são feitos os serviços de caça vazamentos nas ruas das cidades.

Serviços de caça vazamentos

Os serviços de caça vazamentos são importantes e podem ser feitos em qualquer lugar, principalmente em grandes cidades. Esse serviço pode ser feito para detectar vários tipos de vazamentos.

Geralmente, são utilizados aparelhos e equipamentos para encontrar com exatidão o local do vazamento e assim facilitar no conserto. Esse serviço é feito por profissionais capacitados conhecidos como ‘caçadores de vazamentos’.

Nas grandes cidades, o vazamento mais comum é o de água limpa. É fácil encontrar diversos pontos de vazamentos num raio de um quilômetro. Assim, esse serviço é mais que essencial, é indispensável para o crescimento da cidade.

Responsável pelo serviço nas ruas das cidades

O responsável pelo serviço de caça vazamentos nas ruas das cidades geralmente é a prefeitura, que através da secretaria de urbanismo e meio ambiente realiza ações para consertar e reparar algumas das consequências que o vazamento pode causar.

Algumas empresas privadas também podem ser responsáveis por esse serviço, como a companhia de água da cidade.

Tipos de vazamentos nas ruas das cidades

Numa cidade pode haver diferentes tipos de vazamentos, sendo o mais comum o de água potável. No entanto, é comum nas grandes cidades encontrar vazamentos em rede de esgotos e em alguns casos, em tubulações de gás.

Para cada tipo de vazamento, é utilizado um aparelho diferente e técnicas específicas para detectar com precisão o local da fuga.

Por isso, somente o caçador de vazamento pode fazer esse serviço, pois somente esse profissional é conhecedor dessas técnicas e sabe qual aparelho certo utilizar. Outra pessoa não pode realizar esse serviço, pois o resultado pode ser desastroso.

Tipos de aparelhos para detectar vazamentos

Há muitos aparelhos específicos para esse trabalho, o profissional pode utilizar, dependendo do vazamento, aparelhos como: câmera de vídeo inspeção, câmera termográfica, manômetro, hidrofone, haste de escuta, geofone e outros.

No entanto, o aparelho mais utilizado para detectar vazamento de água nas ruas das cidades é o geofone digital, que possui uma tecnologia mais atualizada.

Importância do serviço para a população e meio ambiente

Esse serviço de caça vazamentos é de extrema importância para a população da cidade e também para o meio ambiente.

Essa ação pode evitar que a cidade seja contaminada, caso o vazamento seja de esgoto, ou pode evitar que haja o desperdício de água limpa, sem falar na redução do valor da conta de água, dando à prefeitura a oportunidade de investir mais no município.

Essa ação é algo que todos os gestores devem implementar nos municípios para contribuir para a saúde e bem-estar da população e ajudar o meio ambiente.