Você está visualizando atualmente <strong>Tecnologia Urbana: Como são feitos os serviços de desentupimento nas tubulações das cidades?</strong>

Uma cidade é cheia de tubulações e galerias de águas pluviais, pois elas são necessárias para que águas da chuva e efluentes escoe de forma correta para o lugar certo. Quando uma dessas tubulações ficam entupidas, muitos transtornos podem ser vistos na região.

Não é à toa que na maioria das cidades brasileiras, há várias tubulações entupidas, além de muitas galerias. O problema é que vai muito além da questão da mobilidade, mas é principalmente uma questão de saúde.

O esgoto a céu aberto pode trazer muitos problemas para a população, superlotando as unidades básicas de saúde e hospitais. Então como é feito o serviço de desentupimento das tubulações das cidades? É o que vai ver neste artigo!

Importância do desentupimento das tubulações das cidades

O desentupimento é algo necessário quando uma vistoria comprova que determinada tubulação está obstruída. A prefeitura é a maior responsável por essa vistoria, através da secretaria especializada.

Desentupir as tubulações e galerias entupidas vai garantir que toda a população consiga se locomover sem qualquer empecilho, além do mais, essa ação vai impedir que os moradores sejam contaminados ou prejudicados com a proliferação de pragas e mosquitos.

Também não podemos nos esquecer que uma cidade que não tem problemas com alagamento por causa de tubulações e galerias entupidas, tem mais oportunidades de negócios, além de atrair mais turistas.

Quem pode realizar esse serviço para as prefeituras?

Só quem pode realizar o serviço de desentupimento para as prefeituras são empresas especializadas do ramo. Através de uma licitação, a prefeitura escolhe a melhor empresa desentupidora para a realização do serviço em todo o município.

Como é feito o serviço de desentupimento das tubulações e galerias?

O serviço é feito por meio de equipamentos e técnicas especializadas para cada situação. Mas antes, é realizada uma vistoria por meio de técnicos da área, para identificar a complexidade do entupimento da tubulação, levando em consideração vários fatores.

Depois a empresa desentupidora é informada com todos os dados coletados na vistoria, para que os responsáveis pelo desentupimento saibam o que esperar e como fazer o procedimento com segurança. Para isso, pode ser usado vários equipamentos e métodos para limpar as galerias e tubulações.

Tipo de desentupimento nas principais tubulações das cidades

O principal tipo de desentupimento utilizado para fazer a manutenção e limpeza de tubulações e galerias pluviais das cidades, é o hidrojateamento com alta pressão. Esse mecanismo é uma tecnologia avançada, utilizada para a limpeza de vários locais como fossas, duros e tubulações.

Com o jato de água de alta pressão é possível remover sujeiras, entulhos, pedras, areia, desobstruindo qualquer tubulação e galeria da cidade.

Quais as vantagens do desentupimento por hidrojateamento?

As vantagens do desentupimento com hidrojateamento é que como se trata de um procedimento que só utiliza água, é muito seguro e não danifica nenhum encanamento ou tubulação. Além disso, é um trabalho que pode ser realizado de forma rápida, sem falar que não ocupa tanto espaço nas principais avenidas, já que é utilizado apenas um caminhão com reservatório de água.